Translate

22 julho 2013

Nova York, capital do mundo.

Em julho deste ano conheci Nova York e me surpreendi. Embora já tenha visto a cidade em centenas de filmes e quase diariamente nos noticiários, a vivacidade de Nova York vista de perto surpreende. São museus importantes, parques, a arquitetura, uma mistura de culturas e línguas, uma loucura de outdoors, a magia da Broadway, grifes famosas, lançamentos e muitas novidades que fazem da Big Apple a capital do mundo!


Fonte: Yes! Vamos viajar
                           
           

A cidade


Para você andar com tranquilidade pela cidade é preciso ter algumas noções básicas do lugar. Nova York é composta por cinco boroughs: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Possui uma população aproximada de 8.175.133 habitantes (Censo de 2010), distribuídos em uma área de terra de apenas 784 km².     

 (Fonte: https://files.nyu.edu/ts1257/public/War%20of%20the%20Boroughs/5%20boroughs%20map.gif)
                                                 
Nova York foi fundada em 1624 como um posto de comércio, sendo nomeada Nova Amsterdã em 1626. A cidade e seus arredores foram tomadas pelo Reino da Inglaterra em 1664, passando a fazer parte do Império Britânico. Seu nome foi alterado para Nova York depois que o Rei Carlos II da Inglaterra concedeu as terras para seu irmão, o então Duque de York (futuro Rei Jaime II da Inglaterra). 
Nova York foi a capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790, sendo a maior cidade do país desde 1790.




O desenho urbano de Manhattan


 Em 1803 iniciou-se o estudo para definir o traçado definitivo da ilha de Manhattan. Os urbanistas da época imaginaram dividi-la nos moldes de uma grade, onde largas e longas avenidas norte-sul, eram permeadas por quadras relativamente curtas. Todas elas, as 14 avenidas e as 172 ruas, numeradas para que os recém-chegados, desembarcados de todos os lugares do mundo e falando diversas línguas, facilmente se locomovessem através da cidade. 
A Broadway escapou desse plano por ser anterior a ele e já ter grande importância para a cidade. Mais tarde ela tornaria-se um dos maiores ícones de Nova York.


(Fonte: http://mapasblog.blogspot.com.br/2012/08/mapas-de-nova-iorque-eua.html)


Manhattan é assim dividida: Uptown no topo da cidade, Upper West Side e Upper East Side logo abaixo com o Central Park entre eles, Midtown em seguida, Downtown abaixo e Lower Manhattan.
A 5a avenida é a responsável por dividir a ilha em leste e oeste, e todas as avenidas são paralelas a ela, atravessando a ilha de norte a sul. Já as ruas correm de leste a oeste.




Fonte: Yes! Vamos viajar

É logo atrás do arco da Washington Square Park, no Greenwich Village, que começa a Quinta Avenida.

Depois de conhecer o mapa de Nova York e entender suas ruas veja também o mapa do metrô, principal meio de transporte usado por quem vive ou passeia por aqui - http://www.mta.info/maps/submap.html

Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/nova_iorque2.htm)

Um comentário: